quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Veio o convite...hora de mudar ?

Economia aquecida, demanda por bons profissionais cada vez mais intensa e chega aquela proposta para mudança de emprego. Diversas dúvidas passam pela cabeça do profissional...Será que a mudança é boa ? Compensa trocar a "pseudo segurança" atual por um novo desafio ? Será que o incremento salarial compensará o risco?

Antes de mais nada, é importante entender que este é um bom problema. Ser valorizado e ter seu trabalho reconhecido pelo mercado, no mínimo, colabora para que a auto estima fique em dia !

Avalie a proposta, o momento da empresa que o convidou, a atual situação aonde você está mas e principalmente, se a proposta de trabalho e perspectivas da empresa está alinhada com o seu projeto. Vale ainda considerar que você pode promover mudanças em sua carreira sem necessariamente mudar da empresa que você está trabalhando !

Estou cada vez mais convencido que antes de tudo os profissionais devem ter claro o que querem para suas carreiras e basearem suas decisões nestas premissas. As mudanças devem fazer sentido não apenas por condições salariais, um novo cargo ou uma nova atividade a ser executada, mas sim por um conjunto de fatores que de fato o ajudarão a atingir seus objetivos de médio e longo prazo.

Aí é que mora verdadeiramente o perigo. Quantas pessoas possuem de fato um planejamento para suas carreiras, ou simplesmente adotam o lema do "deixe a vida me levar" ?

Em tempo, toda e qualquer decisão terá prós e contras, repercussões e reações. Meça seus impulsos e equilibre-os com a razão, mas sem nunca perder a paixão pelo que você faz !

4 comentários:

LF disse...

E as empresas que se cuidem, pois para reter talentos na nova era é necessário muito mais que oferecer um bom salário. Processos organizados, líderes competentes que escutam suas equipes, boas oportunidades de progressão vertical, subsídios para treinamento e desenvolvimento e espaço para inovações são apenas algumas ofertas BÁSICAS. Parabéns pelo blog!

Ester Guedes disse...

Há alguns anos os currículos dos profissionais com vida longa nas empresas eram mais valorizados do que os daqueles que constantemente mudavam de emprego. Atualmente, no entanto, ter trabalhado em várias emprezas parece traduzir maior conhecimento e uma experiência profissional mais rica. Há um convite ao "nomadismo profissional" no ar?? Contudo, como você acertadamente pontuou, há que se pensar bem e planejar antes de agir, muito embora tenhamos que estar atentos ao timing para não perdermos oportunidades.Definitivamente não podemos tomar decisões sem uma avaliação criteriosa da situação, mas como diz Jack Welsh em seu livro Paixão Por Vencer, "todas as carreiras, por mais bem planejadas que pareçam, são influenciadas por alguns elementos de pura chance."

M Guedes disse...

É difícil conter os impulsos, mas antes de analisar uma proposta, é preciso ter em mente um plano de carreira. Daí, fica mais fácil analisar se a proposta encaixa ou não no plano. O problema é que os profissionais na maioria das vezes não tem um plano definido para a sua primeira, segunda e até mesmo terceira carreira. Sem plano, sem projeto, qualquer escolha fica no escuro.

Rodolfo Yanster disse...

É verdade, mas são decisões sempre muito dificeis e que podem mudar a trajetória profissional.