Ao longo da minha carreira já convivi com equipes diversas, algumas delas com muito sucesso e outras que não foram tão felizes assim. A questão central deste post é discutirmos o que levam algumas equipes a atingirem o êxito e outras não.
Na essência, quando pensamos sobre estrutura da área comercial, nos referimos à somatória de pessoas que formam a “força de vendas”. Esta força de vendas, em muitos casos, nunca irá tornar-se uma equipe verdadeira e manter-se-á sempre como um grupo de trabalho. Por que isto ocorre e quais as diferenças entre eles?
Quando falamos de equipes "verdadeiras", imaginamos profissionais reunidos por um propósito único, alinhados por uma liderança transparente e participativa e imbuídos de um espírito de conquista e realização. Os problemas e conflitos surgem entre os membros, mas são trabalhados como meio de aprendizado mútuo e como forma de enriquecer os processos. O respeito prevalece entre as pessoas e o compromisso com o resultado e objetivos da empresa é a base. Prioridades são claras e a autonomia é ofertada pelas lideranças como forma de agilizar processos e compartilhar responsabilidades e nunca, como meio de “lavar as mãos” para achar culpados posteriormente. Avaliações e feedbacks são práticas entre líder e liderados e o treinamento e capacitação são contínuos. Todos ganham ou todos perdem! A competição existe e é acirrada até o limite da ética e respeito para com o colega. Os membros não precisam ser amigos, mas sim profissionais. Os resultados aparecem, a motivação é presente e a comemoração prevalece!
Já nos grupos... quanto ruído... talentos e oportunidades muitas vezes desperdiçadas. Alguém ganha e muitos perdem... é mais penumbra do que luz ! Transparência é palavra de “limpador de vidros”... e resultados e metas são apenas obrigações a serem cumpridas, e por muitas vezes, servem como ferramentas de ameaça e coação. Às vezes existem amigos, até demais, a ponto de comprometer o trabalho... já os profissionais presentes neste grupo, talvez fiquem escondidos no mar de mediocridade.
E aí como está sua “força de vendas”... mais para grupo ou para equipe ?
2 comentários:
Ótima definição e diferenciação entre grupos e equipes. Vale a pena ressaltar a importância das lideranças no processo de construção das equipes de alta performance.
Algumas empresas tendem ao retrocesso de olhar a força de vendas como um "bando de indivíduos" e classificam os profissionais de vendas como "Doers" esquecendo da inteligência competitiva gerada quando se estimula o espírito de equipe.
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