quarta-feira, 3 de junho de 2009

Chega de equipe SÓ motivada !!

Olá pessoal, o comentário de hoje vem com um leve toque de desabafo e por que não dizer, uma pitada de irônia !
Participei recentemente de uma reunião de vendas onde se percebia nitidamente que a única estratégia do líder da equipe era “motivar o grupo"... E dá-lhe palestra motivacional (daquelas que o camarada conquistou o mundo no momento que ele quis indiferente de tudo...), gritos de guerra e correntes para “energizar o time”!
Fico imaginando a pessoa levar "10 nãos de clientes na semana", olhar-se no retrovisor do carro e dizer: “Vamos lá, você está motivado e irá conseguir” !!!
Vocês podem estar pensando, o que será que eu tenho contra profissionais motivados ? Na verdade, muito pelo contrário, eu os prefiro em detrimento àqueles que vivem emburrados pelos cantos... mas, se a dose de motivação vier acompanhada de fatores racionais como processos comerciais e técnicas de vendas que suportem a manutenção deste estado de espírito, acredito que a possibilidade de atingir os resultados torna-se mais real. Nenhum “100% motivado” sobrevive mais de 3 meses sem atingir as metas, a pressão da “chefia” e a ameaça de desemprego. Temos que enxergar a equação toda:
Venda Sustentável é igual a: (estratégias + liderança + processos) x (pessoas certas + técnicas vendas + motivação)
Qualquer item destes, trabalhado de forma isolada, tende a gerar frustrações no meio do caminho, pois faltará componentes à equipe manter o sucesso em longo prazo.
E aí como está a “equação” de vocês e de suas equipes?

3 comentários:

Marcelo Guedes disse...

Pappini,

O vendedor que só vive de instinto e precisa de uma dose de "motivol" a cada minuto não tem mais espaço.

M Guedes

Cristina disse...

Pappini,

Concordo que Motivação não se consegue com Grito de guerra.Acredito num trabalho duradouro apoiado na Liderança e principalmente, Estratégia. Além de profissionais preparados.

TELMA CONESSA disse...

Pappini,´
A sustentabilidade dos resultados é o maior motivador para qualquer profissional!! Se estivermos bem preparados com técnicas, boa liderança e apoio de processos, a motivação vem automaticamente.
"O Talento vence jogos, mas o trabalho em equipe vence campeonatos..."
Abç