domingo, 19 de julho de 2009

Liderança pelo exemplo

O melhor caminho para construção de uma liderança sustentável é através do exemplo. Por incrível que pareça, ainda temos em pleno século 21, gestores que continuam a praticar o famoso e desgastado modelo do "faça o que eu mando e não o que eu faço". Líderes de negócios que não conhecem os clientes, que não se expõem junto ao mercado e não convivem com os problemas e soluções da sua equipe, estão simplesmente olhando para o próprio umbigo e demonstrando baixo compromisso com as pessoas e com a sustentabilidade do negócio. O resultado é a baixa credibilidade e um desgaste do líder junto ao time de vendas, gerando consequentemente um impacto negativo nos resultados e na manutenção de uma equipe compromissada !

3 comentários:

Cristina disse...

Isso é muito sério e só quem passou por essa experiência sabe o quanto é danoso para as relações. Principalmente o impacto causado nos clientes a longo prazo.
Espero que este modelo de Líder não tenha mais lugar no mercado.

André Liamas disse...

Como sabemos o verdadeiro líder deve se manter ao lado dos seus liderados, e isso é muito importante para o desenvolvimento da equipe e dos negócios.

Anônimo disse...

Deepak Chopra comenta bastante sobre como atender a necessidades dos liderados através de exemplos e como a postura do líder é importante.Excelente Post.
Marcelo Guedes